sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Palavras de Luz - Tagore

  Log

 

R. Tagore...


FigBSep1 
 
FigBSep1

Palavras de Luz - R. Tagore

              Rabindranath Tagore. Um poeta da espiritualidade...

        Rabindranath Tagore, nascido em maio de 1861 na Índia, foi um poeta, romancista, músico e dramaturgo que reformulou a literatura e a música no final do século XIX e início do século XX.

       Caracterizou-se como o primeiro não-europeu a ser agraciado, em 1913, com o Prêmio Nobel de Literatura e tornou-se pelo conjunto da obra e posições pessoais a personalidade e o poeta mais importante da Índia moderna.

       Entre outras vivências, foi educado em casa nas áreas de história, astronomia, ciência moderna e sânscrito e posteriormente foi estudar na Inglaterra durante os anos de 1878 a 1880.

       Voltou logo sua terra natal, em 1890, dedicando-se a vários projetos de natureza diversa como a agricultura, a saúde e os aducacionais.



       Tagore começou a escrever cedo, aos oito anos e quando completou dezesseis, publicou sua primeira poesia e assim prosseguiu deixando para a humanidade uma obra reconhecida, bela, vasta e profunda.

       Seus versos, contos e romances em geral foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação. A religiosidade e a espiritualidade sáo marcas importantes em todo seu trabalho e vida.

       Em particuar, sua obra poética compreende uma coleção de três mil poemas sobre temas religiosos, políticos e sociais.

       Vale o destaque que muitas de suas poesias são consideradas verdadeiras orações. Orações simples, belas e profundas sobre os temas da natureza e da vida.



       Não menos significativa, a obra em prosa, tratada com marcante sensibilidade e humanismo, também é vasta incuindo novelas, ensaios e contos.

       Como músico, estima-se que compôs duas mil canções num estilo próprio, mesclando a música clássica ds Índia com as tradições folclóricas de diferentes partes do território indiano.

       Por tudo, destacou-se como uma figura importante na cultura hindu e internacional. Sob muitos aspectos, sua influência e popularidade internacional talvez só possa ser comparada com a de Gandhi.

       Amigo pessoal, aliado e admirador de Gandhi(Mahatma) Tagore também apoiou a independência da Índia, ainda sob a colonização britânica, participando dos movimentos nacionalistas da época.

       Neste sentido, vale registrar que Tagore renuncia, em 1919, como forma de protesto contra a política britânica, ao título de "Sir" concedido a ele pela Coroa Britânica em 1915.

       Muitas de suas poesias, apesar de realidades adversas, celebraram a vida com toda a sua harmonia e beleza em seu sentido maior.

       Como poderá ser melhor observado no trabalho "Palavras de Luz - R. Tagore", comentado a seguir, seus poemas são uma forte afirmação do divino tanto na alegria como também na tristeza.


       "Palavras de Luz - R. Tagore" é um trabalho de informação e entretenimento que registra algumas das principais e mais belas citações de uma das mais belas personalidades da história humana.

       O diferencial em relação aos demais trabalhos do tipo está na forma de apresentação. As citações são expostas de forma gráfica com mais destaque quanto às cores, fundo, tamanho da letra, imagens, etc.

        Uma seleção de citações, em suas formas mais simples, dado que muitas variações são encontradas, mostrando um pouco da grande beleza, profundidade, amplitude e conteúdo das idéias de R. Tagore.

       Em essência, o conjunto visa nos fazer conhecer, lembrar, relembrar, seguir e enaltecer tais idéias, admirar e sentir seus poemas-orações e os ensinamentos de R. Tagore, um ser de luz.

       Além de propiciar conhecimento e lazer a todos, espera-se em função da forma leve de apresentação adotada, que se possa atender a maior parte das naturais expectativas do leitor.


FigTop0

Mais informações, índices, etc..
visite também os sites a seguir:





FigTop0







Clique na figura ao lado ou link abaixo
e assista ao vídeo com mais informações.


https://youtu.be/tNoiOUjtE2s




Logo       


Nenhum comentário:

Postar um comentário